Bebidas e Cerveja
A indústria de bebidas e cervejas é um dos segmentos mais importantes e diversificados da economia brasileira. O setor abrange diversos tipos de produtos, como refrigerantes, sucos, águas minerais, chás, isotônicos, energéticos, cervejas, vinhos, espumantes, destilados, cidras e bebidas prontas que misturam um destilado, um vinho ou um malte com uma bebida não alcoólica.
O Brasil é o quarto maior mercado de bebidas do mundo em volume e o terceiro maior produtor e consumidor de cerveja (fonte: Euromonitor International 2021). A indústria cervejeira brasileira é composta por grandes grupos multinacionais e nacionais, além de inúmeras micro-cervejarias que atendem ao segmento de cervejas especiais. O mercado interno é o principal destino dos produtos da indústria de bebidas e cervejas brasileiras. O mercado externo também é relevante pois as indústrias brasileiras estão entre as maiores exportadoras globais de produtos
tais como sucos de frutas (principalmente laranja), vinhos e espumantes.
A indústria de bebidas e cervejas brasileira enfrenta diversos desafios para se manter competitiva e sustentável. As empresas do setor precisam estar atentas e prontas para adaptar seus processos e oferecer produtos que atendam às demandas dos consumidores na busca por bebidas mais saudáveis, personalizadas, diversificadas e com baixo impacto ambiental. Outros pontos importantes são a redução de custos de produção e a adequação às normas sanitárias e regulatórias dos mercados nacional e internacional, que exigem padrões elevados de qualidade e rastreabilidade das bebidas.
A OMEL é uma das principais fornecedoras de equipamentos e sistemas das médias e grandes indústrias do setor de bebidas e cervejas. A OMEL atua há décadas nesse mercado e possui experiência comprovada no projeto e fabricação de equipamentos e sistemas que atendem com excelente desempenho a grande maioria das aplicações do setor desde a área de produção até as fases de distribuição e tratamento de efluentes.
- Processos de envase junto a máquinas enchedeiras de garrafas;
- Escorva de bombas e sistemas;
- Destilação;
- No transporte e recirculação de fluidos térmicos;
- Borbulhamento em tanques de fermentação e fermentadores;
- Tratamento de efluentes;
- Medição de vazão instantânea de líquidos e gases;
- Leituras instantâneas de baixas vazões de gases ou líquidos;
- Dosagem de terra diatomácea;